TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO

 

 

Para saber mais...

 

Autismo Infantil: Características, Possíveis tratamentos

 

Orientações para promover a aprendizagem do aluno com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) na sala de aula e na escola

 

Aguarde o fórum para troca de informações com seus colegas a respeito do conteúdo pesquisado.

Agora, após as pesquisas realizadas, vocês poderão responder as suas dúvidas e confirmar ou não suas certezas apontadas no inicio deste seminário. Relate asdescobertas do seu grupo e troque ideias com seus colegas.

Obs: Após a apresentação do relato, colequem o nome do grupo e da turma.

Relato dos grupos

Data 12/06/2013

De Janete Rodrigues Neves

Assunto Transtorno Global do Desenvolvimento

Responder

Transtorno Global do Desenvolvimento, é uma doença que causa distúrbios nas interações sociais que costumam manifesta-se nos primeiros 5 anos de vida, sendo que um desses distúrbios o que mais se destaca é o autismo. Autismo caracteriza a dificuldade de atenção, ele tem a capacidade de aprender igual a uma pessoa sem deficiência, só que mais lento.
A criança autista na aprendizagem possui um comprometimento na parte que estabelece o contato direto nos olhos e então não consegue manter atenção em nada e ninguém por muito tempo, além desse comprometimento a criança autista tem bastante dificuldade na alfabetização e na escrita.
A criança apresenta certos gestos repetitivos como balançar as mãos e se balançar .

Data 27/09/2012

De Juliana Santos, Lucas Barros,Stefanny de Sena e Thayane de Souza. CN. 2004

Assunto Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo)

Responder

É uma alteração no desenvolvimento . Geralmente aparece nos 3 (três) primeiros anos de vida , suas causas ainda são desconhecidas , mas acredita-se que pode ser devido a infecções virais ou síndorme do X frágil.Características comuns:
-Dificuldades em estabelecer contato com os olhos .
-Parecer surdo, apesar de não ser .
-Começa a desenvolver a fala repentinamente , ela é completamente interrompida .
-Agir como se tomasse conhecimento do que acontece com os outros .
-Atacar e ferir outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso .
-Costuma estar inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas .
-Não explorar o ambiente e nem as novidades e costumar retringir-se e fixar-se em poucas coisas .
-Apresentar certos gestos repetitivos e imotivados como balançar as mãos e se balançar .
-Cheira,morde ou lambe brinquedos e ou roupas .
-Mostrar-se incensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente.
O autismo afeta 1 (um) em cada 1000 (mil) crianças, o autismo ocorre predominantemente no sexo masculino (3(três) meninos para 1 (uma) menina).Os irmãõs das crianças com autismo tem 10 (dez) vezes mais probabilidade de também serem autistas.

Data 02/09/2012

De Como Estrelas na Terra CN2005

Assunto Trastorno Global Do Desenvolvimento

Responder

Transtorno Global do Desenvolvimento, é uma doença que causa distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manisfesta-e nos primeiros 5 anos de vida, sendo que um desses distúrbios o que mas se destaca é o autismo. Autismo caracteriza a dificuldade de atenção, ele tem a capacidade de aprender igual a uma pessoa sem deficiência, só que mais rápido.
A sala de recursos é bastante utilizada para atividade extra-curriculares, não sendo vista como aula de reforço, mas ajudando para o desempenho do aluno. O aluno tem aprendizagem com jogos pedagógicos.

Data 28/08/2012

De Adriana Levino CN 2003

Assunto Transtorno Global do Desenvolvimento

Responder

As pessoas do grupo estavam cientes que antes da pesquisa, não tinham alguma informação diante a deficiência. Uma das primeiras descobertas do tema é que o autista vive isolado, ou seja, a deficiência impede a habilidade de se comunicar e de responder ao meio social. A criança autista na aprendizagem possui um comprometimento na parte que estabelece o contato direto nos olhos e então não consegue manter atenção em nada e ninguém por muito tempo, além desse comprometimento a criança autista tem bastante dificuldade na alfabetização e na escrita.