Objetivo
- Promover um diálogo sobre a educação inclusiva nos aspectos sócio-cultural, político, normativo e pedagógico, focalizando o processo de inclusão como garantia da cidadania.
Etapas
1ª Etapa: O que sabemos e o que gostaríamos de saber.
- Primeiro momento: iniciaremos por identificar o que sabemos sobre o conteúdo escolhido.
- Segundo momento: é a apresentação das dúvidas e o que queremos descobrir.
2ª Etapa: Levantamento de dados
- Estratégias: Livros, jornais, revistas, internet, entrevistas, filmagem, pesquisa de campo etc.
- Conteúdo: Conceito, causas, aprendizagem (o que dizem os teóricos), prática pedagógica, materiais didáticos, família, leis (federais, estatuais e municipais).
3ª Etapa: Organização dos dados levantados
- Agrupar os dados de acordo com o conteúdo.
- Seleção dos dados considerando sua relevância.
4ª Etapa: Construção do material a ser apresentado
- Sugestões: Texto de apresentação, slide de apresentação, dramatização, cartazes, vídeos, tabelas, gráficos, entrevistas etc.
5ª Etapa: Divulgação e apresentação do seminário