Conceito: Oque é? É uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando dificuldades a si mesmo e aos outros em pelo menos dois contextos diferentes (geralmente na escola, no trabalho e em casa).
Características/Classificação: TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; Quando a criança frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalhos ou outras; Apresenta esquecimento em atividades diárias; tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; parece não escutar quando lhe dirigem a palavra , etc.
TDAH com predomínio de hiperatividade e impulsividade : Hiperatividade = Frequentemente agita as mãos ou os pés , tem frequentemente dificuldade de brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer , etc.
Impulsividade = Tem dificuldade para aguardar sua vez , interrompe ou se mete em assuntos de outros , etc.
TDAH combinado: Apresenta maior prejuízo no funcionamento global quando comparado aos dois grupos anteriores .
Proposta pedagógica : É recomendado que o aluno sente-se na primeira fileira e longe da janela . Aulas de apoio que ele receba uma atenção melhor , é importante que os professores se focalizem em recompensar que seu desempenho é bom , valorizando suas qualidades mais do que punir seus erros.
Conclusão : Os professores devem ser orientados para a necessidade de uma sala de aula bem estruturada , com poucos alunos. Aulas interessantes com imagem, coloridos onde os mesmo possam desenvolver o gosto pela aprendizagem. Dessa forma o educador estará alcançando seus objetivos. Esses alunos deverão receber uma atenção individual para que possa sentir-se seguro e motivado a vencer suas limitações.
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Para saber mais...
TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Informações e Orientações
TDAH – Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Comportamentos indicativos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças: alerta para pais e professores
Vídeo informativo - TDAH na Infância e no Adulto
Agora, após as pesquisas realizadas, vocês poderão responder as suas dúvidas e confirmar ou não suas certezas apontadas no inicio deste seminário. Relate asdescobertas do seu grupo e troque ideias com seus colegas.
Obs: Após a apresentação do relato, colequem o nome do grupo e da turma.
Relato dos grupos
Data 12/06/2013
De Janete Rodrigues Neves
Assunto Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Responder———
Data 21/09/2012
De Thaynara Souza e Gisele Sousa / Turma CN 2004
Assunto TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
ResponderConceito: Oque é ? É uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando dificuldades a si mesmo e aos outros em pelo menos dois contextos diferentes (geralmente na escola , no trabalho e em casa).
Características/Classificação : TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; Quando a criança frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares , de trabalhos ou outras; Apresenta esquecimento em atividades diárias ; tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; parece não escutar quando lhe dirigem a palavra , etc.
TDAH com predomínio de hiperatividade e impulsividade : Hiperatividade = Frequentemente agita as mãos ou os pés , tem frequentemente dificuldade de brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer , etc.
Impulsividade = Tem dificuldade para aguardar sua vez , interrompe ou se mete em assuntos de outros , etc.
TDAH combinado: Apresenta maior prejuízo no funcionamento global quando comparado aos dois grupos anteriores .
Proposta pedagógica : É recomendado que o aluno sente-se na primeira fileira e longe da janela . Aulas de apoio que ele receba uma atenção melhor , é importante que os professores se focalizem em recompensar que seu desempenho é bom , valorizando suas qualidades mais do que punir seus erros.
Conclusão : Os professores devem ser orientados para a necessidade de uma sala de aula bem estruturada , com poucos alunos.Rotinas diárias consistentes e ambiente escolar previsível ajudam os alunos a manter o controle emocional . Estratégias de ensino ativo , que incorporem a atividade física com o processo de aprendizagem , são fundamentais . As tarefas propostas não devem ser demasiadamente longas e necessitam ser explicadas passo a passo . É importante que o aluno com TDAH receba o máximo possível de atendimento individualizado.
———
Data 21/09/2012
De Thaynara Souza Xavier e Gisele Sousa / Turma CN 2004
Assunto Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
ResponderConceito: Oque é ? É uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando dificuldades a si mesmo e aos outros em pelo menos dois contextos diferentes (geralmente na escola , no trabalho e em casa).
Características/Classificação : TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; Quando a criança frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares , de trabalhos ou outras; Apresenta esquecimento em atividades diárias ; tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; parece não escutar quando lhe dirigem a palavra , etc.
TDAH com predomínio de hiperatividade e impulsividade : Hiperatividade = Frequentemente agita as mãos ou os pés , tem frequentemente dificuldade de brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer , etc.
Impulsividade = Tem dificuldade para aguardar sua vez , interrompe ou se mete em assuntos de outros , etc.
TDAH combinado: Apresenta maior prejuízo no funcionamento global quando comparado aos dois grupos anteriores .
Proposta pedagógica : É recomendado que o aluno sente-se na primeira fileira e longe da janela . Aulas de apoio que ele receba uma atenção melhor , é importante que os professores se focalizem em recompensar que seu desempenho é bom , valorizando suas qualidades mais do que punir seus erros.
Conclusão : Os professores devem ser orientados para a necessidade de uma sala de aula bem estruturada , com poucos alunos.Rotinas diárias consistentes e ambiente escolar previsível ajudam os alunos a manter o controle emocional . Estratégias de ensino ativo , que incorporem a atividade física com o processo de aprendizagem , são fundamentais . As tarefas propostas não devem ser demasiadamente longas e necessitam ser explicadas passo a passo . É importante que o aluno com TDAH receba o máximo possível de atendimento individualizado.
———
Data 21/09/2012
De Thaynara Souza Xavier e Gisele Sousa / Turma CN 2004
Assunto Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
ResponderConceito: Oque é ? É uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando dificuldades a si mesmo e aos outros em pelo menos dois contextos diferentes (geralmente na escola , no trabalho e em casa).
Características/Classificação : TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; Quando a criança frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares , de trabalhos ou outras; Apresenta esquecimento em atividades diárias ; tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; parece não escutar quando lhe dirigem a palavra , etc.
TDAH com predomínio de hiperatividade e impulsividade : Hiperatividade = Frequentemente agita as mãos ou os pés , tem frequentemente dificuldade de brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer , etc.
Impulsividade = Tem dificuldade para aguardar sua vez , interrompe ou se mete em assuntos de outros , etc.
TDAH combinado: Apresenta maior prejuízo no funcionamento global quando comparado aos dois grupos anteriores .
Proposta pedagógica : É recomendado que o aluno sente-se na primeira fileira e longe da janela . Aulas de apoio que ele receba uma atenção melhor , é importante que os professores se focalizem em recompensar que seu desempenho é bom , valorizando suas qualidades mais do que punir seus erros.
Conclusão : Os professores devem ser orientados para a necessidade de uma sala de aula bem estruturada , com poucos alunos.Rotinas diárias consistentes e ambiente escolar previsível ajudam os alunos a manter o controle emocional . Estratégias de ensino ativo , que incorporem a atividade física com o processo de aprendizagem , são fundamentais . As tarefas propostas não devem ser demasiadamente longas e necessitam ser explicadas passo a passo . É importante que o aluno com TDAH receba o máximo possível de atendimento individualizado.
———