Objetivo

  • Promover um diálogo sobre a educação inclusiva nos aspectos sócio-cultural, político, normativo e pedagógico, focalizando o processo de inclusão como garantia da cidadania.

 Etapas

1ª Etapa: O que sabemos e o que gostaríamos de saber.

  • Primeiro momento: iniciaremos por identificar o que sabemos sobre o conteúdo escolhido.
  • Segundo momento: é a apresentação das dúvidas e o que queremos descobrir.

2ª Etapa: Levantamento de dados

  • Estratégias: Livros, jornais, revistas, internet, entrevistas, filmagem, pesquisa de campo etc.
  • Conteúdo: Conceito, causas, aprendizagem (o que dizem os teóricos), prática pedagógica, materiais didáticos, família, leis (federais, estatuais e municipais).

3ª Etapa: Organização dos dados levantados

  • Agrupar os dados de acordo com o conteúdo.
  • Seleção dos dados considerando sua relevância.

4ª Etapa: Construção do material a ser apresentado

  • Sugestões: Texto de apresentação, slide de apresentação, dramatização, cartazes, vídeos, tabelas, gráficos, entrevistas etc.

5ª Etapa: Divulgação e apresentação do seminário