Educação Inclusiva

 Angela Mendonça *

A proposta da inclusão educacional é recente em nossa comunidade escolar. Ainda hoje, prefere-se atender aos educandos com deficiência na modalidade da Educação Especial. Talvez por acreditarem que só o ensino especializado possa atender as expectativas desses educando. Entretanto, a pessoa com deficiência deve ter a mesma igualdade de oportunidade social.
Neste caso, é necessário a ampliação de escolas inclusivas, que propicie o atendimento pedagógico como aponta a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Essa diretriz destaca a necessidade de garantir o atendimento à diversidade humana, como também a formação do docente, a acessibilidade e o atendimento atendimento educacional especializado.
Na escola inclusiva pressupõe que a prática pedagógica deva considerar que todos, independente de qual seja sua condição, possam aprender juntos. O desafio não é apenas a inserção da pessoa com deficiência na rede regula de ensino, mas uma proposta de mudança da relação do sujeito com a aprendizagem. A escola inclusiva caracteriza-se por oferecer uma proposta curricular flexível que concilie os interesses do educando, garantindo além do desenvolvimento pessoal e individual, o acesso e acessibilidade nas dependências em suas dependências.
Quanto a prática pedagógica inclusiva, nos moldes de um currículo flexível, implica em tornar a aprendizagem mais significativa, desenvolvendo estratégias diferenciadas, as vezes uma atenção individualizada ou por vezes  um trabalho em grupo, além  recursos pedagógicos adaptados que poderão facilitar o processo ensino-aprendizagem.
Esses recursos pedagógicos podem ser com materiais físicos ou digitais. Alguns recursos tecnológicos estão disponíveis para utilização por pessoas com deficiência e de acordo com seu comprometimento.
Uma educação inovadora está voltada para uma prática pedagógica  que envolve um compromisso com o desenvolvimento da aprendizagem por meio da ação e reflexiva.

 

* Professora Especialista em Educação Especial