TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Agora, após as pesquisas realizadas, vocês poderão responder as suas dúvidas e confirmar ou não suas certezas apontadas no inicio deste seminário. Relate asdescobertas do seu grupo e troque ideias com seus colegas.

Obs: Após a apresentação do relato, colequem o nome do grupo e da turma.

Relato dos grupos

Data 12/06/2013

De Janete Rodrigues Neves

Assunto Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Responder

Conceito: Oque é? É uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando dificuldades a si mesmo e aos outros em pelo menos dois contextos diferentes (geralmente na escola, no trabalho e em casa).

Características/Classificação: TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; Quando a criança frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalhos ou outras; Apresenta esquecimento em atividades diárias; tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; parece não escutar quando lhe dirigem a palavra , etc.

TDAH com predomínio de hiperatividade e impulsividade : Hiperatividade = Frequentemente agita as mãos ou os pés , tem frequentemente dificuldade de brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer , etc.
Impulsividade = Tem dificuldade para aguardar sua vez , interrompe ou se mete em assuntos de outros , etc.

TDAH combinado: Apresenta maior prejuízo no funcionamento global quando comparado aos dois grupos anteriores .

Proposta pedagógica : É recomendado que o aluno sente-se na primeira fileira e longe da janela . Aulas de apoio que ele receba uma atenção melhor , é importante que os professores se focalizem em recompensar que seu desempenho é bom , valorizando suas qualidades mais do que punir seus erros.

Conclusão : Os professores devem ser orientados para a necessidade de uma sala de aula bem estruturada , com poucos alunos. Aulas interessantes com imagem, coloridos onde os mesmo possam desenvolver o gosto pela aprendizagem. Dessa forma o educador estará alcançando seus objetivos. Esses alunos deverão receber uma atenção individual para que possa sentir-se seguro e motivado a vencer suas limitações.

Data 21/09/2012

De Thaynara Souza e Gisele Sousa / Turma CN 2004

Assunto TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Responder

Conceito: Oque é ? É uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando dificuldades a si mesmo e aos outros em pelo menos dois contextos diferentes (geralmente na escola , no trabalho e em casa).

Características/Classificação : TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; Quando a criança frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares , de trabalhos ou outras; Apresenta esquecimento em atividades diárias ; tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; parece não escutar quando lhe dirigem a palavra , etc.

TDAH com predomínio de hiperatividade e impulsividade : Hiperatividade = Frequentemente agita as mãos ou os pés , tem frequentemente dificuldade de brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer , etc.
Impulsividade = Tem dificuldade para aguardar sua vez , interrompe ou se mete em assuntos de outros , etc.

TDAH combinado: Apresenta maior prejuízo no funcionamento global quando comparado aos dois grupos anteriores .

Proposta pedagógica : É recomendado que o aluno sente-se na primeira fileira e longe da janela . Aulas de apoio que ele receba uma atenção melhor , é importante que os professores se focalizem em recompensar que seu desempenho é bom , valorizando suas qualidades mais do que punir seus erros.

Conclusão : Os professores devem ser orientados para a necessidade de uma sala de aula bem estruturada , com poucos alunos.Rotinas diárias consistentes e ambiente escolar previsível ajudam os alunos a manter o controle emocional . Estratégias de ensino ativo , que incorporem a atividade física com o processo de aprendizagem , são fundamentais . As tarefas propostas não devem ser demasiadamente longas e necessitam ser explicadas passo a passo . É importante que o aluno com TDAH receba o máximo possível de atendimento individualizado.

Data 21/09/2012

De Thaynara Souza Xavier e Gisele Sousa / Turma CN 2004

Assunto Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Responder

Conceito: Oque é ? É uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando dificuldades a si mesmo e aos outros em pelo menos dois contextos diferentes (geralmente na escola , no trabalho e em casa).

Características/Classificação : TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; Quando a criança frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares , de trabalhos ou outras; Apresenta esquecimento em atividades diárias ; tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; parece não escutar quando lhe dirigem a palavra , etc.

TDAH com predomínio de hiperatividade e impulsividade : Hiperatividade = Frequentemente agita as mãos ou os pés , tem frequentemente dificuldade de brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer , etc.
Impulsividade = Tem dificuldade para aguardar sua vez , interrompe ou se mete em assuntos de outros , etc.

TDAH combinado: Apresenta maior prejuízo no funcionamento global quando comparado aos dois grupos anteriores .

Proposta pedagógica : É recomendado que o aluno sente-se na primeira fileira e longe da janela . Aulas de apoio que ele receba uma atenção melhor , é importante que os professores se focalizem em recompensar que seu desempenho é bom , valorizando suas qualidades mais do que punir seus erros.

Conclusão : Os professores devem ser orientados para a necessidade de uma sala de aula bem estruturada , com poucos alunos.Rotinas diárias consistentes e ambiente escolar previsível ajudam os alunos a manter o controle emocional . Estratégias de ensino ativo , que incorporem a atividade física com o processo de aprendizagem , são fundamentais . As tarefas propostas não devem ser demasiadamente longas e necessitam ser explicadas passo a passo . É importante que o aluno com TDAH receba o máximo possível de atendimento individualizado.

Data 21/09/2012

De Thaynara Souza Xavier e Gisele Sousa / Turma CN 2004

Assunto Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Responder

Conceito: Oque é ? É uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando dificuldades a si mesmo e aos outros em pelo menos dois contextos diferentes (geralmente na escola , no trabalho e em casa).

Características/Classificação : TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; Quando a criança frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares , de trabalhos ou outras; Apresenta esquecimento em atividades diárias ; tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; parece não escutar quando lhe dirigem a palavra , etc.

TDAH com predomínio de hiperatividade e impulsividade : Hiperatividade = Frequentemente agita as mãos ou os pés , tem frequentemente dificuldade de brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer , etc.
Impulsividade = Tem dificuldade para aguardar sua vez , interrompe ou se mete em assuntos de outros , etc.

TDAH combinado: Apresenta maior prejuízo no funcionamento global quando comparado aos dois grupos anteriores .

Proposta pedagógica : É recomendado que o aluno sente-se na primeira fileira e longe da janela . Aulas de apoio que ele receba uma atenção melhor , é importante que os professores se focalizem em recompensar que seu desempenho é bom , valorizando suas qualidades mais do que punir seus erros.

Conclusão : Os professores devem ser orientados para a necessidade de uma sala de aula bem estruturada , com poucos alunos.Rotinas diárias consistentes e ambiente escolar previsível ajudam os alunos a manter o controle emocional . Estratégias de ensino ativo , que incorporem a atividade física com o processo de aprendizagem , são fundamentais . As tarefas propostas não devem ser demasiadamente longas e necessitam ser explicadas passo a passo . É importante que o aluno com TDAH receba o máximo possível de atendimento individualizado.